-Pergunta do grupo de acúcar : "Na apresentação foi mencionado que ao ingerir sacarose ou xarope de milho (onde há frutose e glicose) a glicose entraria na glicogênese e a frutose não teria alternativa a não ser transformar-se em ácidos graxos livres, entretanto é conhecido que apenas de 1% a 5% de frutose é convertida em ácidos graxos livres. A proporção de frutose convertida em ácidos graxos livres varia muito? E de que maneira ocorre essa variação?"
Resposta : Ao ser ingerida, o metabolismo da frutose no corpo se inicia com a conversão de frutose em frutose-1-fosfato ou frutose-6-fosfato. Ao seguir como frutose-1-fosfato serão formados citratos, que resultarão em ácidos graxos livres, as lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL) e os triglicerídeos. O resultado final será hiperlipidemia (aumento de gordura no sangue).
A frutose estimula a produção de glicerol ativado, molécula que é crucial para criar triglicérides nas células adiposas. Quanto mais glicerol ativado disponível, tanto mais gordura é depositada.
Os ácidos graxos livres são exportados a partir do fígado e absorvidos pelos músculos. Em excesso pode causar a resistência à insulina. Alguns ácidos graxos livres também permanecem no fígado, levando à acumulação de gordura e a doença de fígado gordo não alcoólico.
Ao seguir o metabolismo como frutose-6-fosfato será fosforilada e formará a frutose-1,6-bifosfato que atua na rota da glicolise. Este é então desdobrado em dois compostos; gliceraldeído-3-fosfato e diidroxiacetona fosfato. É tambem um ativador a da piruvato quinas.
- Pergunta do grupo de diabetes : "Pacientes com dificuldade de absorção de frutose, caso optem pela abstinência, terão algum prejuízo vitamínico? Há alguma vitamina exclusiva nos frutos que humanos não produzem?"
Resposta : A escolha pela abstinência é a menos trabalhosa por não submeter o paciente à algum tratamento que pode ser de difícil adesão, de longa duração ou que têm a possibilidade de não funcionar.
O ser humano de fato não produz sozinho Vitaminas e não aderi-las a dieta como é feito na Abstinência, ocasiona deficiência das mesmas no organismo.
A deficiência pode ser tratada com o consumo de alimentos que possuem vitaminas mas ausentam as moléculas de frutose, sacarose e sorbitol, pois existem alimentos que não são frutas e que podem facilmente substituir essa deficiência de vitaminas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário