Encontradas em diversos tipo de alimentos, entre eles as frutas, são essências para um bom funcionamento de variadas vias metabólicas. Mas sempre temos de relembrar a máxima "Tudo em excesso, faz mal"
Vitamina A (Manga, Mamão, Caju, Goiaba Vermelha)
Com benefícios comprovados para uma boa visão, manutenção da integridade da pele, regulação da formação do hormônio GH responsável pelo crescimento e com ação anti infecciosa. Mas quando ingerida em doses maiores que 33.000 UI diariamente os efeitos negativos. Considerada umas das mais perigosas em caso de Overdose, ela é Lipossolúvel, permanecendo por longos períodos no organismo, danificando diferentes tecidos como fígado, ossos, pele e olho.
Vitamina B (Banana, Abacate, Ameixa)
Na verdade trata-se de um conjunto de 14 vitaminas, sendo apenas 8 consideradas "verdadeiras" B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12). Seu funcionamento tem de ser em conjuntos, pois individualmente provocam um desequilíbrio do organismo. Sua overdose (doses de 50 mg/dia, 25x maior que o preciso) provoca danos no sistema nervoso e em tecidos musculares.
Vitamina C (Manga, Abacaxi, Morango, Laranja)
Talvez a mais conhecida pelo seus benefícios na prevenção a gripo e por fornecer energia, o excesso de seu consumo pode levar ao escorbuto (doença que atinge os ossos), insônia cronica, constantes dores de cabeça, dores de estômago e diarreia.
Vitamina D (Suco de Laranja, Maça, Abacate, Suco de Morango)
A mais fácil de ser obtida, bastando ficar exposto ao Sol, é outra na lista das mais perigosas em casos de superdosagem. Sendo responsável por reter o Cálcio na corrente sanguínea, o mesmo nem sempre é totalmente absorvido pelos ossos, ficando em suspensão pelo organismo, ate que é retido pelos rins, levando a quadros de Cálculos Renais. Há também o enrijecimento dos tecidos moles como articulações, pulmões e artérias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário